sábado, 31 de janeiro de 2009

Artes Plásticas - António Olé.

Artes Plásticas

António Ole leva obras plásticas ao Museu de Arte Africana

Luanda: Pela primeira vez, em 40 anos de carreira, o artista plástico angolano António Ole terá a honra de partilhar, com o congolês democrático Aimé Mpan, uma exposição conjunta no Museu Nacional de Arte Africana, Estados Unidos da América, onde devem interagir com amantes da cultura negra até ao dia 02 de Agosto.

De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada dos EUA em Angola, a amostra intitula-se "Artistas em Diálogo" e deve ser inaugurada a 4 de Fevereiro próximo, data em que os angolanos celebram, em todo mundo, mais um aniversário do início da luta armada.

Nessa operação conjunta, explica o comunicado, os dois artistas levam a sua manipulação subtil e sofisticada de materiais encontrados e inesperados, para criar instalações multimédia visualmente ricas, que falam dos desafios políticos e económicos das respectivas terras de origem.

"Artistas em Diálogo", na visão da conservadora norte-americana Karen Milbourne, tem uma forte componente educativa e é um diálogo entre dois artistas, entre os artistas e a conservadora, bem como entre os expositores e os visitantes do museu.

Por esse facto, acrescenta a nota da embaixada americana, os dois expositores receberão estudantes de universidades locais na galeria, aos quais contam mostrar o seu processo e falar sobre as suas carreiras, além de visitarem, pessoalmente, salas de aula de arte e história. Participarão também num programa público livre.

Para 06 de Fevereiro, dois dias depois da inauguração, vão dialogar com artistas locais, discutindo a sua obra e a nova instalação. Além da conversa entre ambos, vão dialogar com a audiência.

O programa dos dois artistas plásticos reserva também várias actividades no site Africa.si.edu, e a publicação de um catálogo na primavera.

Está é a primeira de uma série de exposições em que os dois artistas são convidados a criar novas obras naquele popular museu africano, cada uma em resposta à outra.

António Ole reside em Angola, enquanto Mpane reparte o seu tempo entre a República Democrática do Congo e a Bélgica. Instigados pelo museu, os dois artistas encontraram-se pela primeira vez em Portugal, no verão de 2008.

De acordo com Karen Milbourne, Ole e Mpane apresentam uma selecção tanto de trabalhos antigos, quanto de obras novas, que fornecem uma ideia das suas visões pessoais e da forma como comunicam visualmente um com o outro e com várias audiências.

A exposição "Artistas em Diálogo" e o seu programa de sensibilização são patrocinados pela empresa diamantífera De Beers, fundada em 1888, que considera, na pessoa do seu presidente nos Estados Unidos, Rosalind Kainyah, ter grande orgulho em dar o seu contributo para que artistas africanos sejam bem
sucedidos na cena mundial.

O Museu Nacional de Arte Africana é o único na América dedicado à recolha, conservação, estudo e exposição de arte africana tradicional e contemporânea. Está aberto diariamente, excepto nos feriados de 25 de Dezembro.

2 comentários:

Dalinha Catunda disse...

Olá LiLi,

Estive viajando de férias para minha terra natal, mas já estou no Rio de Janeiro.
Será um prazer trocarmos como antes poesias.

Um abraço amigo,
Dalinha

AFRICA EM POESIA disse...

DALINHA

VAMOS CONTINUAR aQUI ESTÁ A PARTILHA.

UM BEIJO PARA vOCÊ...

Momentos

CLIC PARA VER TODAS AS FOTOS

Da Rose para mim

Da Rose para mim
Belo SELo Guardo-o com Carinho

Sor Cecilia obrigada

Sor Cecilia obrigada
Estoi a tu lado