
Vitor
Deixo aqui...
09-01-2009 7:44
Uíge
O aumento significativo da oferta de bens e serviços em 2008 na província do Uíge impulsionou a redução dos custos dos mesmos, como resultado da completa reabilitação da estrada que liga a capital do país (Luanda) à província do Uíge, via Caxito.
Esta informação foi prestada quinta-feira à Angop, pelo director provincial do Comércio, Indústria, Hotelaria e Turismo, Baptista Bunga.
De acordo com o responsável, face ao aumento da oferta de bens e serviços os preços de comercialização de diversos produtos baixaram consideravelmente, porque o transporte das mesmas pelos comerciantes da região já não sofre encargos adicionais.
Baptista Bunga afirmou que o trabalho que deve ser desenvolvido agora tem a ver com a extensão da actividade comercial aos diversos municípios e comunas distanciados da sede da província, onde há ainda a necessidade de se fazer um grande trabalho na reabilitação das estradas secundárias e terciárias.
Em relação ao sector de hotelaria e do turismo, o director condicionou o seu desenvolvimento aos investimentos no sector de energia e águas, uma vez que se torna muito difícil o funcionamento de qualquer unidade hoteleira sobretudo com energia fornecida por um gerador ou sem água corrente.
Mesmo assim, referiu que existe esperança num futuro melhor, uma vez que a política do governo é a de procurar soluções para melhorar a situação de energia com a construção de uma linha a partir da barragem de Capanda.
Porém, neste contexto, anunciou a entrada em funcionamento do Grande Hotel da cidade do Uíge, daqui a dois meses, com 60 camas, assim como a reabilitação para breve de algumas unidades hoteleiras, como o caso dos Hotéis Apolo e Chave d'Ouro na cidade do Uíge,Tumbuaza e Mirage no município do Negage.
Na província do Uíge existem oito hotéis, dos quais dois na cidade do Negage e outro no município do Sanza Pombo, mas estas infra-estruturas foram construídas há 50 anos, carecendo de remodelação.
Sem comentários:
Enviar um comentário